PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA - NATAL RN

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

Pastorais



Objetivo

Despertar nos pais e padrinhos a co-responsabilidade para a educação da fé das crianças, através do exemplo de uma vivência cristã, que reflita positivamente na igreja doméstica.

Coordenadora: Rosário Machado e Floriwaldo Machado

Missão: Formar e despertar nos pais e padrinhos a corresponsabilidade para a educação da fé das crianças, através do exemplo de uma vivência cristã que reflita positivamente na Igreja doméstica; Conscientizar os catecúmenos (jovens e adultos) para a importância do Sacramento do Batismo e da vivência da fé cristã;  Inserir seus agentes pastorais na participação das reuniões, das celebrações, assim como dar formação aos seus agentes.

Contato: Email: batismo@paroquiadecandelaria.com.br 

Formação para pais e padrinhos

Opções de data e horário:

  • Toda 2ª quarta do mês às 19h30

  • Todo 3º domingo do mês às 8h

Local: Centro Pastoral


Objetivos

Educar na fé as crianças e adolescentes nas diversas dimensões da vida cristã, à Luz da Palavra de Deus, para construírem comunidades catequizadoras, comprometidas com a verdade e a justiça, sinais do reino já presentes entre nós.

A tarefa principal da catequese é educar os catequizandos para participarem da comunidade de fé e esperança  e educar para a prática da caridade.

E-mail: catequese@paroquiadecandelaria.com.br


Encontros com Catequizandos

Data: Sábados

Hora: 08h30min

Local: Centro Pastoral

Catequese da Primeira Eucaristia

Missão:  Educar na fé as crianças e adolescentes nas diversas dimensões da vida cristã, à Luz da Palavra de Deus, para construírem comunidades catequizadoras, comprometidas com a verdade e a justiça, sinais do reino já presentes entre nós.

E-mail: catequese@paroquiadecandelaria.com.br

Objetivos

Evangelizar jovens e adultos, mediante a formação ao estilo catecumenal, preparando-os para o recebimento do Sacramento da Confirmação (Crisma).

Formação contínua de seus agentes pastorais de modo a habilitá-los, à luz das Sagradas Escrituras e dos documentos da Igreja, a desempenhar o mister de catequistas.

Participar ativa e efetivamente da vida da Igreja na Paróquia, na Arquidiocese e na Sociedade, sendo sal da terra e luz do mundo.

Missão: Com a luz do Espírito Santo, atuar na evangelização e formação catequética de cristãos dispostos a receberem o sacramento da Confirmação, apresentando-lhes a profissão de fé católica como um caminho de vida e preparando-os para que possam assumir seu compromisso de testemunhar a fé e criar raízes na vivência eclesial.

Contato: Email: crisma@paroquiadecandelaria.com.br


Encontros com Crismandos

Data: Sábados

Hora: 16h30min

Local: Centro Pastoral

Pastoral dos Coroinhas

Missão: Servir ao Altar do Senhor  nas celebrações eucarística e festividades.

Contato: Email: coroinhas@paroquiadecandelaria.com.br


 


Objetivos

Em sintonia com a ação evangelizadora da Arquidiocese de Natal, a pastoral familiar se propõe a evangelizar a família a partir do encontro com Jesus Cristo, dando ênfase ao setor pós-matrimonial. A ação pastoral é distribuída em quatro níveis:

  • Ajudar os casais a viverem o matrimônio com aliança eclesial e sacramental.

  • Educar a família para o amor, para a estima e promoção da vida. E capacitar pais e filhos para um autêntico diálogo familiar, como elemento de comunhão e participação.

  • Refletir constantemente sobre a problemática e a missão da família a luz do evangelho e dos ensinamentos do magistério e proporcionar capacitação e formação dos agentes da pastoral familiar.

  • Auxiliar a família que se encontrem em situações difíceis, críticas ou irregulares. E defender as famílias quando ameaçadas de destruição ou deformação da missão.

Missão: "Nossa missão é a evangelizaçao, promoção humana e social da pessoa e das famílias em todas as suas formas. Realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência."

Contato: Email: familia@paroquiadecandelaria.com.br

Movimento Mães Que Oram Pelos Filhos

1°. terço pelos filhos.

2°. escola de Nazaré, ou seja realizamos formações com as mães dentro da palavra, livro ou texto indicado para essa finalidade.

3°. enceramento com oração final

Contato: Email: maesqueoram@paroquiadecandelaria.com.br

ECC

Missão: Formar e preparar casais (famílias) para a Igreja. Após a formação, os casais ficam à disposição dos padres para as diversas pastorais paroquiais. O mesmo ensina como devemos ver nossos irmãos com os olhos do Amor neste serviço Escola. Neste momento, necessitamos de mais apoio de nossa Arquidiocese, para que esta Missão de evangelizar as Famílias não seja atropelada pela falta de incentivo. Nos dias de hoje temos a grande dificuldade em local para este tipo de serviço, tão útil à Igreja de um modo geral.

Contato: Email: ecc@paroquiadecandelaria.com.br

Movimento da Mãe Peregrina

Missão:  Evangelizar as famílias por meio de visita acompanhada da imagem da Mãe Peregrina que leva amparo, auxílio e proteção aos casais e seus familiares. O carisma: Aliança de Amor com a Mãe Rainha que se renova no dia 18 de cada mês. Participar das ações constantes no Plano Pastoral Anual de nossa Paróquia. A ação das missionárias levando a imagem da Mãe Peregrina a cada família.

Contato:E-mail: maeperegrina@paroquiadecandelaria.com.br

Encontro com Cristo

Missão: Atender e acolher as famílias que passam ou passaram por separações (viuvez, desquite, etc), pessoas sozinhas e/ou com responsabilidade familiar; estimular a promoção e a valorização da pessoa humana, através da participação na comunidade, no engajamento dos serviços paroquiais, despertando para a descoberta de suas potencialidades e do sentido cristão da sua vida.

Contato: Email: ec@paroquiadecandelaria.com.br

Adoradores Leigos Filhos de Santa Ana

Missão: Manter acessa no coração da Igreja a chama da fé e do Amor à Eucaristia.

Serviço: Adoração ao Santíssimo   Sacramento ,como também outros serviços  ligados à  Eucaristia.

Terço dos Homens

Missão: Fortalecer e aproximar nossas famílias das abundantes bênçãos de Deus.

Contato: Email: tercodoshomens@paroquiadecandelaria.com.br



Objetivos

Promover o diálogo "inter-pastorais" na paróquia. Capacitar as demais pastorais sobre temas relacionados à comunicação;

Articular a divulgação das ações que acontecem na paróquia (interna e externamente);

Fazer cobertura das celebrações litúrgicas da Igreja

E-mail: comunicacao@paroquiadecandelaria.com.br

Reuniões

Dia: 2ª Quinta-feira de cada mês

Local: Centro Pastoral

Hora: 19h30min

Transmissão da Celebração Eucarística pelo Facebook

Dia: Domingo

Horas: 18h

Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão

Missão: Trata-se de um serviço litúrgico que responde as necessidades objetivas dos fiéis, destinado sobretudo aos enfermos e às assembleias litúrgicas.

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou uma leiga a quem é dada permissão, de forma temporária, para exercer um serviço, relacionado à Eucaristia em prol da comunidade. É um ministro de Jesus Vivo, presente na Eucaristia, chamado a provocar encontros entre Jesus e as pessoas.

- Ministro: exerce um serviço em nome da Igreja em prol das pessoas e da comunidade.

- Extraordinário distingue-se dos ministros ordinários. Chama-se extraordinário porque só deve exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os que receberam o sacramento da ordem, isto é, os diáconos, os padres e os bispos. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome da função é Ministro Extraordinário da Comunhão, e não da

Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

- da Sagrada Comunhão: alguém que se coloca a serviço da Comunhão Eucarística e também da comunhão e do amor entre as pessoas.


Objetivos

Despertar a consciência de responsabilidade de cada fiel pela sua comunidade e pela sua paróquia, como sinal de sua doação e serviço a Deus e a Igreja.

Estimular a substituição do inconveniente sistema de manutenção da igreja através de taxas, por um sistema inspirado na palavra de Deus – O SISTEMA DÍZIMO

Missão: Ter um sentido religioso e pastoral de motivar e animar a nossa comunidade paroquial a fazer a devolução d dízimo através da ação evangelizadora.

Contato: Email: dizimo@paroquiadecandelaria.com.br

Reuniões

Dia: 2ª terça do mês

Local: Centro Pastoral

Hora: 19h

Objetivo

Evangelizar através do esporte. Foi criada para integrar as pastorais na prática do esporte

Missão: Evangelizar através do esporte

Contato: Email: pastoraldeesportes@paroquiadecandelaria.com.br


Objetivos

Desempenhar incentivo ao louvor de maneira significativa, em obediência a Igreja Católica e a Paróquia a qual pertence. Colaborar com a ação litúrgica, santificação dos fiéis, proporcionar a participação da assembléia, zelar pela harmonia do ambiente na celebração eucarística, cantar músicas que estejam de consenso com a liturgia católica.

Missão: Evangelizar através da música. Servimos nas missas da Igreja Matriz, Igreja da Mãe Peregrina e nas missas solenes dos padroeiros nas comunidades Eclesiais Missionárias.

Contato: E-mail: musica@paroquiadecandelaria.com.br

Reunião com coordenadores dos grupos

Dia: 2ª Sexta Feira (meses ìmpares)

Local: Centro Pastoral

Hora: 19h30min

Reunião com agentes da pastoral

Dia: 2ª Sexta Feira (meses pares)

Local: Centro Pastoral

Hora: 19h30min

Missão: Analisar, organizar e planejar, de acordo com as orientações da Arquidiocese e normas Civis, a conservação do patrimônio paroquial. É formada pelas pessoas que voluntariamente se dedicam à conservação do patrimônio da Paróquia Nossa Senhora da Candelária.

Contato: E-mail: patrimonio@paroquiadecandelaria.com.br


Objetivos

Assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas

Missão : Promover a dignidade social,  o respeito, e  digas de segurança para o nosso  idoso. Estimular o bom convívio  familiar  e segurança  para o idoso. Levar o amor, alegria, evangelização e diversão.

Contato: Email: idoso@paroquiadecandelaria.com.br / mariasonia_cordeiro@hotmail.com

Reuniões

Dia: Toda terça-feira

Local: Centro Pastoral

Hora: 15:30h

Grupo de Oração Israel / Renovação Carismática Católica

Missão: vangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Contato: Email: rcc@paroquiadecandelaria.com.br

Objetivos

Contribuir para a formação de uma Sociedade mais justa e mais humana, promovendo a qualidade de vida de famílias carentes através de: programas educacionais; saúde; culturais; recreativos; além do auxílio econômico e trabalhista.

Atividades

  • Identificação das Carências da Área;

  • Organização de Cursos de Formação e Geração de Rendas;

  • Encontros de Evangelização nos Momentos fortes da Liturgia.

Missão: Promover a dignidade aos mais humildes

Contato: Email: promocaohumana@paroquiadecandelaria.com.br

Reuniões

Dia: Quinzenais - Quarta-feira

Local: Centro Pastoral

Hora: 19h30min

Apostolado da Oração

Missão: Mobilizar os cristãos, através da oração e da ação, para oferecer suas vidas, em disponibilidade apostólica, pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja; Promover reunião mensal na primeira sexta-feira do mês, dia que a Igreja destina a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, bem como a Hora Santa, às quintas-feiras, na Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Contato: Email: apostolado@paroquiadecandelaria.com.br

Caravana Semeando o Amor

Missão: Promover ações sociais ao longo do ano, além do grande objetivo, que é proporcionar às famílias carentes do interior do Estado, em um final de semana anterior à celebração do Natal, de forma missionária, a doações de alimentos, roupas, brinquedos, material escolar, material de higiene pessoal, porém levamos principalmente a palavra e o amor de Deus, relembrando a eles a importância do nascimento de Jesus Cristo.

Contato: Email: caravanasemeandooamor@gmail.com

Oficinas de Oração e Vida

Missão: Disseminar uma nova evangelização no qual se aprende a orar e por em prática a palavra  de Deus tornando o oficinistas discípulo missionário, preparando  para assumir atividades na paróquias.

Contato: Email: oficinaoracao@paroquiadecandelaria.com.br

Objetivos

A pastoral da Saúde tem como objetivo o encontro com o doente, sua família, com os profissionais da saúde, com as instituições de saúde e com as pessoas sadias para favorecer uma cultura mais humana e cristã perante a dor, o sofrimento, a deficiência, a agonia, a morte, o luto e a defesa da vida (Bautista, 2000). Nas Diretrizes números 31 e 32 – A Igreja a serviço da Vida Plena para todos. “O rosto dos sofridos é o rosto do Senhor.

Missão: Evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saude, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. Defender a saúde como um direito fundamental  da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo.

Contato: Email: saude@paroquiadecandelaria.com.br

Reuniões

Dia: Última quarta-feira do mês

Local: Centro Pastoral

Hora: 15h30min


Objetivos

Acolher, formar e acompanhar crianças e adolescentes para auxiliar nas celebrações eucarísticas.

Servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono na celebração das missas, participando ativamente das celebrações.

E-mail: acolitos@paroquiadecandelaria.com.br

Reuniões

Dia: Último domingo do mês (Grupo)

Local: Centro Pastoral

Hora: Após a missa da manhã

Objetivos

Despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé, para formar líderes capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude ou em outras Pastorais da Igreja.

E-mail: juventude@paroquiadecandelaria.com.br

Instagram: @PJ_PNSC

Reuniões

Dia: 1º e 3º domingo de cada mês

Local: Centro Pastoral

Hora: 16h

Encontro de Jovens Amigos de Cristo - EJAC

Missão: Apresentar Jesus Cristo aos jovens participantes do encontro, como único caminho, verdade e vida e engajar os participantes do encontro nos trabalhos desenvolvidos por nossa paróquia.

Contato: Email: ejac@paroquiadecandelaria.com.br

Segue-me

Missão: Despertar nos jovens o seguimento a Cristo através do conhecimento de seus ensinamentos, estimulando assim, uma vivência em comunidade através do engajamento pastoral, Bem como propor aos jovens um desenvolvimento do diálogo entre amigos, e especialmente, com a família.

Contato: E-mail: segueme@paroquiadecandelaria.com.br

Terço da Juventude

Missão: Aproximar mais os jovens da nossa igreja através do santo terço, o terço ocorre 1 vez por mês na igreja matriz junto com um momento de adoração.

Contato: Email: tercodajuventude@paroquiadecandelaria.com.br


Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

perguntas frequentes

O Terço da juventude e a Pastoral da Juventude são grupos compostos, tipicamente, de jovens. 

Atualmente, neste período de reabertura gradual da Igreja, estamos com dois grupos de serviço que o jovem pode se encaixar perfeitamente: Grupo da transmissão da missa e o grupo da acolhida. Entre em contato com comunicação @paroquiadecandelaria.com.br ou passe uma mensagem no whatsapp 3615-2851

Você pode ofertar o dízimo na secretaria da paróquia ou por meio de depósito na conta da Paróquia.  Mais informações em Oferta do Dízimo.


A Máscara de NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA CUSTA 6,00 e PODE SER ADQUIRIDA NA SECRETARIA DA PARÓQUIA. As cores disponíveis: Branca, Rosa, Azul, Preta.

Entre em contato com a secretaria da paróquia.

De terça a domingo, das 14h às 18h.

Neste período, devido às necessidades de distanciamento, não estamos realizando o batismo de forma comunitária, e sim, individual, com realização à medida que ocorre a procura, com FORMAÇÃO catequética durante a celebração. Mais informações em batismo.

Instagram