Mensagem do Pároco

O CAMINHO

Nesta oitava de Páscoa convido a cada um de nós à reflexão sobre o caminho da vida que é Jesus, a direção certa que nos conduz a crescer em nossa experiência fé.

A promessa do Senhor de que não nos deixaria órfãos realiza-se a cada momento em que deixamos que ele seja a fonte e o centro de nossa vida. Nossas angústias e tristezas do tempo presente não podem no impedir de compreender e seguir o caminho que Jesus traça para nós.

A nossa vida cristã é um caminho que começa com o Batismo e se estende no dia a dia e só se realiza plenamente se a estrada foi Jesus.

Porém, existem vários modos de caminhar. Existem os que pararam no caminho, não conseguem sequer praticar as obras de caridade e misericórdia que o Cristo convida a espalhar pela estrada. Até nem fazem mal a ninguém, mas também não conseguem praticar o bem e por isso não conseguem dar frutos, não caminham.

Existem os que caminham muito, mas não acertam o caminho. Quantas vezes já erramos o caminho. É, então, que o próprio Senhor vem e nos ajuda. O ruim não é errar a estrada. O ruim é descobrir que a estrada está errada e querer continuar no erro não deixando que o Senhor nos conduza ao caminho certo. Precisamos retomar o caminho quando nos damos conta dos erros que cometemos, não sermos teimosos e querermos continuar na estrada errada, pois, isto é que nos afasta de Jesus que é o caminho verdadeiro.

Existem os que caminham, mas não sabem para onde vão: vagam pela vida sem saber onde ir. A vida torna-se um girar em torno de si e perdem a beleza de aproximar-se de Jesus no caminho que ele aponta. Não ouvem o chamado de Jesus, não sabem como chegar ao caminho certo.

Existem outros que no caminho se deixam seduzir pela beleza das coisas e ficam no meio da estrada, fascinados pelo que veem, pelas ideias, pelas propostas, pela paisagem e se firmam em um lugar.

Mas a vida cristã não é um fascínio: é uma verdade: Jesus Cristo. Santa Teresa d’Ávila dizia: “Nós caminhamos para chegar ao encontro com Jesus”. Temos que ir sempre avante. Devemos sim contemplar as coisas que nos agradam, as belezas que Deus criou, mas não parar. Deve-se continuar a caminhar. Fazer com que as belezas da vida nos conduzam ao verdadeiro caminho que é Jesus.

Podemos assim fazer um exame de consciência sobre nosso caminhar: a minha caminhada cristã, que iniciei no Batismo, como vai? Está firme? Será que errei a estrada? Sei onde andar espiritualmente? Parei diante das coisas que me agradam ou estou indo adiante tornando concretas as bem-aventuranças e as obras de misericórdia? Faz bem perguntar-se isto: Como caminho? Sigo Jesus?

Seguir Jesus é estar convencido disto: sempre tem um tanto de cruz e um tanto de ressurreição. Mas este é o caminho cristão: o caminho de Jesus é pleno de consolações, de glória e também de cruz, mas sempre com paz na alma.

Peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a caminhar bem, sempre, e quando nos cansarmos, façamos uma pequena parada para restaurar as forças e sigamos adiante. Ao Senhor peçamos esta graça.

Padre Júlio