Capela Mãe Peregrina

“Foram dias de muita luta, dedicação e vontade de realizar o desejo de toda uma comunidade.” Assim, Maria de Fátima Vasconcelos Cortez, moradora de Candelária há 25 anos, define os trabalhos desprendidos para a construção desse local dedicado à Mãe Peregrina.

Conta ela:
“Era grande o desejo da comunidade do Bairro Latino de ter um local no qual fossem realizadas as liturgias católicas, como também era grande a vontade de Padre Vilela de evangelizar as pessoas residentes no bairro. Antes, as missas eram celebradas aos sábados, às 16h, no salão de festas do Condomínio Bairro Latino, que logo ficaram prejudicadas em razão das festas particulares que lá aconteciam. Diante desse impasse, aumentou a necessidade de se ter uma Igreja. Enquanto isso, as missas passaram a acontecer na quadra do condomínio, mas as chuvas trouxeram transtorno e, dessa vez, tornou-se imprescindível a construção de Capela.”

Foi então que Fátima, contando com a ajuda de outros abnegados, conforme se vê na placa abaixo, partiu para a ação. Primeiro, eles conseguiram a doação do terreno com o Condomínio Bairro Latino. Em seguida, formaram equipes e foram às ruas em busca de contribuições. Fosse em dinheiro ou material de construção, tudo era bem-vindo. Sobre esses momentos, Fátima Cortês nos relata uma passagem muito interessante: “Estávamos já na fase final e faltavam três bancos. Foi então que uma senhora – que nunca foi vista por ninguém – perguntou o que estava faltando. Respondi que eram os bancos. No outro dia chegaram os bancos doados por essa senhora. Uma coisa de Deus!”.

Finalmente, a Capela da Mãe Peregrina estava pronta! Na sua inauguração, ocorrida em 18 de outubro de 1999, esteve presente o Bispo Dom Eugênio Sales, entre outras autoridades eclesiásticas.

A partir de então, as missas passaram a ser celebradas neste local, assim como batizados, casamentos, Grupos de Oração entre outras atividades. Tudo corria bem, mas faltava um padre que ficasse à frente da Capela, já que Fátima Cortês sentia o natural cansaço da luta travada. Para se ter uma ideia do seu trabalho, a secretaria da capela funcionava na residência dela.

(Reportagem realizada por Minervino Wanderley, jornalista e agente da Pastoral da Comunicação por ocasião do aniversário de 15 anos da Capela da Mãe Peregrina, em outubro de 2014)