O Pároco

O Código de Direito Canônico no seu Livro II Povo de Deus, em sua segunda parte, a constituição hierárquica do povo de Deus, no capítulo VI fala das paróquias, dos párocos, diz:

"O pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada e exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito."

Assim, podemos dizer que uma paróquia é presidida pelo pároco, que deve estar em comunhão com o vigário paroquial se o tiver, com os religiosos que ali residirem e com os leigos, sendo-lhe facultado solicitar um parecer sobre as decisões a serem tomadas. O pároco deve ser este ponto de unidade, de comunhão e de participação Igreja X Comunidade.

O pároco representa a paróquia em todos os negócios jurídicos e a ele compete a administração ordinária dos bens temporais dessa paróquia, e sobre ele recai a responsabilidade da correta administração dos bens da paróquia.

Pe. Júlio César Souza Cavalcante

Pároco desde 7 de janeiro de 2010.

Data de Nascimento: 14/05/1971 - Natal / RN
Data de Ordenação: 28/10/1999 - Natal / RN
Bispo que ordenou: Dom Heitor de Araújo Sales
Estudos realizados:
Filosofia - Seminário de São Pedro - Natal / RN
Teologia: Ateneo Pontificio Regina Apostolorum - Roma - Itália
Mestrado em Direito Canônico - Pontificia Universitas Lateranensis - Roma - Itália

Funções exercidas:
Vigário Paroquial de Nossa Senhora Aparecida - Neópolis - Out - Dez 1999
Vigário Paroquial "Ad Universitatem Causarum" de Nossa Senhora da Conceição - Macaíba - Jan 2000 - Jul 2006
Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Conceição - Macaiba - Jul 2006 - Jan 2010
Notário da Câmara Eclesiástica de Natal - Jul 1999 - Fev 2002