O Papa

Jesus designou São Pedro como "pastor" e "rocha" da Igreja, para chefiá-la, e os Papas, como seus sucessores, possuem autoridade para governá-la, e infalibilidade para ensinar e definir pontos da fé cristã.

Portanto, o papado é uma das instituições mais antigas e duradouras do mundo, e teve uma participação proeminente na história da humanidade. Os papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, para além da expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao ecumenismo, e diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos.

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais como Bispo de Roma e por isso assume a missão do papado. Também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana enclavada por Roma.

O Papa é o Bispo de Roma, e como tal, é o Pastor Universal da Igreja Católica. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco, eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013.

Papa Francisco

• Nascido em 17 de dezembro de 1936 (79 anos), em Flores, Buenos Aires, Argentina;
  • É o primeiro Papa latino-americano; nascido como Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica;
  • É o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história;
  • Estudou e se diplomou como técnico químico;
  • Ingressou no seminário de Villa Devoto e em 11 de março de 1958 e começou o noviciado na Ordem dos Jesuítas;
  • Em 1960, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. De 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel;
  • Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano;
  • Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de dom Antonio Quarracino, dom Mario José Serra e dom Eduardo Vicente Mirás.
  • Desde 1998, ocupava a função de arcebispo de Buenos Aires;
  • No dia 13 de março de 2013 o Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi anunciado Papa da Igreja Católica e escolheu o nome Francisco, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013;

Fonte: Wikipédia