Descobrimento do Brasil

25 de Abril de 2021

O dia 22 de abril, embora não seja um feriado nacional, é marcado como o “dia do descobrimento do Brasil, ou seja, o dia em que, há 521 anos, as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Os portugueses nomearam as terras então desconhecidas como Terra de Vera Cruz.

A expedição comandada pelo capitão-mor Pedro Álvares Cabral tinha uma dupla missão: a investigação das possibilidades de Portugal na América e a compra de especiarias na Índia, onde pretendiam chegar cruzando o oceano Atlântico.

Nesta viagem, o navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentos, calmarias e doenças. Dos 1,5 mil homens que zarparam de Portugal, apenas 500 conseguiram voltar, sãos e salvos, para casa.

Porém, se o dia 22 de abril marca a data oficial do Descobrimento do Brasil, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

O professor Lenine Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte demonstra uma série de fatos e dados reais bastante curiosos, a serem contestados na história oficial do descobrimento do Brasil.

Segundo ele, baseado nestas informações o Brasil não foi descoberto em Porto Seguro na Bahia, mas no Rio Grande do Norte, mais precisamente na Praia do Marco, São Miguel do Gostoso.

Seguem os links para quem desejar aprofundar esta história:

Crédito da imagem: escolaeducação.com.br