PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA - NATAL RN

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

Descobrimento do Brasil

25 de Abril de 2021

O dia 22 de abril, embora não seja um feriado nacional, é marcado como o “dia do descobrimento do Brasil, ou seja, o dia em que, há 521 anos, as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Os portugueses nomearam as terras então desconhecidas como Terra de Vera Cruz.

A expedição comandada pelo capitão-mor Pedro Álvares Cabral tinha uma dupla missão: a investigação das possibilidades de Portugal na América e a compra de especiarias na Índia, onde pretendiam chegar cruzando o oceano Atlântico. 

Nesta viagem, o navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentos, calmarias e doenças. Dos 1,5 mil homens que zarparam de Portugal, apenas 500 conseguiram voltar, sãos e salvos, para casa. 

Porém, se o dia 22 de abril marca a data oficial do Descobrimento do Brasil, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

O professor Lenine Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte demonstra uma série de fatos e dados reais bastante curiosos, a serem contestados na história oficial do descobrimento do Brasil.

Segundo ele, baseado nestas informações o Brasil não foi descoberto em Porto Seguro na Bahia, mas no Rio Grande do Norte, mais precisamente na Praia do Marco, São Miguel do Gostoso.

Seguem os links para quem desejar aprofundar esta história:

http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?&&&&&

http://blogln.ning.com/forum/topics/o-brasil-foi-descoberto-no-rio-grande-do-norte

https://curiozzzo.com/2014/11/11/a-tese-de-que-o-brasil-foi-descoberto-no-rio-grande-do-norte-e-nao-na-bahia/

Crédito da imagem: escolaeducação.com.br 

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

perguntas frequentes

O Terço da juventude e a Pastoral da Juventude são grupos compostos, tipicamente, de jovens. 

Atualmente, neste período de reabertura gradual da Igreja, estamos com dois grupos de serviço que o jovem pode se encaixar perfeitamente: Grupo da transmissão da missa e o grupo da acolhida. Entre em contato com comunicação @paroquiadecandelaria.com.br ou passe uma mensagem no whatsapp 3615-2851

Você pode ofertar o dízimo na secretaria da paróquia ou por meio de depósito na conta da Paróquia.  Mais informações em Oferta do Dízimo.


A Máscara de NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA CUSTA 6,00 e PODE SER ADQUIRIDA NA SECRETARIA DA PARÓQUIA. As cores disponíveis: Branca, Rosa, Azul, Preta.

Entre em contato com a secretaria da paróquia.

De terça a domingo, das 15h às 18h.

Neste período, devido às necessidades de distanciamento, não estamos realizando o batismo de forma comunitária, e sim, individual, com realização à medida que ocorre a procura, com FORMAÇÃO catequética durante a celebração. Mais informações em batismo.

Instagram