Nossa Senhora da Candelária, a Senhora da Luz

2 de Fevereiro de 2019

Nossa Senhora da Candelária (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal, apesar de sua aparência remeter às Ilhas Canárias (Espanha).

Histórico da devoção

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e da Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se.

Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, disse: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo.” (Lucas 2, 29-33).

Com base na Festa da Apresentação de Jesus e Purificação da Virgem Maria, nasceu a Festa de Nossa Senhora da Purificação. Do cântico de São Simeão, conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o “Nunc dimittis”, que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz, das Candeias ou da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.

Nossa Senhora da Luz, A Virgem do Carvoeiro. Imagem brasileira do século XVI, no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Aparição da Virgem da Candelária

A Virgem da Candelária, ou da Luz, apareceu em uma praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha), em 1400. Os nativos guanches da ilha ficaram com medo dela e tentaram atacá-la, mas suas mãos ficaram paralisadas. A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária. Mais tarde, a devoção se espalhou na América. É a santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.

Imagem da "Virgen de la Candelaria", Santa Padroeira das Ilhas Canárias (Tenerife, Espanha).

Invocação e expansão da devoção

Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos, como afirma o Padre Antônio Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: “Perguntai aos cegos para quê nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]”. Esta devoção tornou-se particularmente cultuada em Portugal, a partir do início do século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus, por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, em Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e uma igreja a ela dedicada.

A partir daí, a devoção à Senhora da Luz cresceu, chegando ao Brasil com a colonização portuguesa. No Brasil, além de Padroeira da Paróquia de Candelária, também é Padroeira de Curitiba (PR), Guarabira (PB), Pinheiro Machado (RS), Itu (SP) e Corumbá (MS). Em Juazeiro do Norte (CE), ocorre todos os anos uma grande romaria em sua homenagem.

Fonte: Wikipédia, com adaptações.