PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA - NATAL RN

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

A Missa

HORÁRIO DE MISSAS

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, as Missas acontecem de Terça a Sexta-feira às 17h, aos sábados ocorre às 18h  e aos Domingos às 8h, 11h e 18h; a Missa Dominical, celebrada às 18h,  é transmitida ao vivo pelo canal pnscandelarianatal do YouTube e Facebook.

Na Capela da Mãe Peregrina, a celebração acontece às 16h do sábado e também às 16h do domingo.

=========================================================================

Contextualizando a Missa

A Santa Missa é o centro da vida cristã, e como tal, se apresenta para nós pela pessoa do próprio Cristo e através de seu sacrifício, o "sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos". Tal celebração traduz para nós, por meio de sinais sensíveis, o memorial da morte e ressurreição de Jesus, e nos auxilia no fortalecimento e expressão de nossa fé.

Os dois principais momentos da Missa são a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. "Estas duas partes, porém, estão entre si tão estreitamente ligadas que constituem um único ato de culto. De fato, na Missa é posta a mesa, tanto da palavra de Deus como do Corpo de Cristo, mesa em que os fiéis recebem instrução e alimento." (IGMR 28). O Evangelho de Lucas nos coloca nesse cenário ao relatar o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35). A partir dessa passagem, podemos entender a estrutura da Santa Missa.

Após a morte de Jesus, dois de seus discípulos caminhavam de Jerusalém para Emaús quando Jesus apareceu no caminho, sem que eles o reconhecessem. Enquanto caminhavam, Jesus lhes explicava as Escrituras. Lucas escreve que "começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele." É isso que ocorre na liturgia da palavra ao longo das celebrações. Quando chegam a Emaús, os discípulos convidam Jesus para ficar com eles. "Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles." Também isso encontramos na liturgia eucarística. À luz do Evangelho, entendemos a mensagem de Jesus, que mostra a seus discípulos, e a todos nós, como celebrar.

Além desses dois momentos, toda Missa começa com os chamados Ritos Iniciais, preparando-nos para participar na ação sagrada da Liturgia. "É sua finalidade estabelecer a comunhão entre os fiéis reunidos e dispô-los para ouvirem devidamente a palavra de Deus e celebrarem dignamente a Eucaristia." (IGMR 46). Esses ritos se ligam aos Ritos Finais, realizados após a liturgia eucarística. Em um, somos convidados para estar com o Senhor, em outro, somos enviados em missão. Tal qual os discípulos de Emaús, que ao reconhecerem Jesus correram para Jerusalém para contar aos outros, é a nós confiado o anúncio do Evangelho para além da Santa Missa, no cotidiano de nossas vidas.

Portanto, na Missa vivenciamos de modo eficaz a Palavra de Deus. Ao participarmos do memorial do sacrifício de Jesus, nos colocamos em comunhão com a Igreja e com os irmãos, constituindo a unidade cristã.

Arquidocese de Natal

Clique aqui e conheça o site da Arquidocese de Natal

Vaticano

Clique aqui e visite o site do Vaticano em português

perguntas frequentes

Atualizado em 25.03.2022

A Igreja Matriz está aberta de terça a sábado, das 08h às 10h e das 14h até final da Missa das 17h.

O horário de Adoração ao Santíssimo Sacramento acontece às quintas-feiras, das 15h às 16h30

O Terço da juventude e a Pastoral da Juventude são grupos compostos, tipicamente, de jovens.

HORÁRIO DE MISSAS

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, as Missas acontecem de Terça a Sexta-feira às 17h, aos sábados ocorre às 18h  e aos Domingos às 8h, 11h e 18h; A Missa Dominical, celebrada às 18h,  é transmitida ao vivo pelo canal pnscandelarianatal do YouTube e Facebook.

Na Capela da Mãe Peregrina, a  partir de 23/10, a celebração passa a acontecer às 16h do sábado e também às 16h do domingo.

Você pode ofertar o dízimo na secretaria da paróquia ou por meio de depósito na conta da Paróquia.  Mais informações em Oferta do Dízimo..

Se você ainda não é dizimista, acesse aqui para fazer o cadastro

Entre em contato com a secretaria da paróquia.

O horário de funcionamento da Secretaria é de terça-feira a sábado das 8h às 17h

A formação para pais e padrinhos está ocorrendo no quarto Domingo do mês, iniciando às 8h, com a participação na Missa celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Mais informações em batismo.

Whatsapp da coordenação da Pastoral do Batismo : (84) 99932-0100

Se o dia 02 acontece em dia de semana(segunda a sexta-feira), a programação é a seguinte:

11h30 - Recitação do Oficio de Nossa Senhora

12h     - Missa em Honra à Nossa Senhora da Candelária

16h     - Terço Mariano

17h     - Celebração da Missa

Mas, se acontece no final de semana, a programação é a seguinte:

11h30 - Recitação do Oficio de Nossa Senhora

12h     - Missa em Honra à Nossa Senhora da Candelária