Notí­cias

19.08.2018 Pastoral da Comunicação celebra 20 anos de atuação na Arquidiocese de Natal

(Foto: Brunno Antunes)

No último dia 19 de agosto, a Arquidiocese de Natal promoveu um evento comemorativo em alusão aos 20 anos da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Natal. Realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Nova Parnamirim, o evento contou com a participação de mais de 300 agentes das 86 paróquias da Arquidiocese que têm implantada a Pascom. Ao fazer a abertura oficial, o Pe. Rodrigo Paiva, Coordenador Arquidiocesano do Setor de Comunicação, externou sua alegria em vivenciar este momento histórico da Pascom e pediu a intercessão de Nossa Senhora da Apresentação para o bom êxito do evento.

Recebido calorosamente pelos presentes, Dom Edilson Nobre, que atualmente é Bispo da Diocese de Oeiras, no Piauí, e até sua nomeação episcopal, coordenava o Setor de Comunicação da Arquidiocese, foi um dos palestrantes e falou do sentido pastoral da comunicação, sob a ótica do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Dom Edilson colocou a Pascom como um eixo transversal de todas as pastorais, cuja missão "é revelar a identidade da Igreja" que acompanha e promove a transformação da sociedade.

Também esteve presente no encontro o Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, citando que "a Pastoral da Comunicação comunica a verdade", e que essa é uma missão dos agentes em comunhão com seus pastores.

A jornalista Márcia Marques, coordenadora da Pascom no Regional Nordeste 2 da CNBB, foi a segunda palestrante do dia. Falando de "Fake news e jornalismo de paz", Márcia reiterou a importância de levar a Pascom para o cotidiano de seus membros como forma de se combater o ódio disseminado atualmente nas redes sociais. Ao apresentar casos trágicos de vítimas de fake news, a jornalista também chamou a atenção para a gravidade de se compartilhar informações que não são confiáveis e pediu o comprometimento dos agentes produtores de comunicação na verificação de notícias, em particular aquelas ligadas aos líderes da Igreja.

O também Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, em cujo governo foi implantada a Pastoral da Comunicação na arquidiocese, participou do evento e fez um relato de todo o processo de idealização ocorrido na década de 1990, revelando que sentiu a necessidade de uma pastoral como a Pascom, ainda enquanto Bispo da Diocese de Caicó, e que em Natal teve a oportunidade de concretizá-la. Dom Heitor falou que a Pascom não deve ser tratada como algo marginal, mas como algo que integra a vida da Igreja.

Nos intervalos das palestras, diversas homenagens preparadas pelos zonais da arquidiocese foram apresentadas. Com música, pintura, caricaturas, e até cordel, os agentes demonstraram muita criatividade na hora de parabenizar a Pascom. Um momento marcante foi a homenagem dedicada a Cacilda Medeiros, uma das responsáveis pela implantação da Pascom na arquidiocese e que durante esses 20 anos sempre esteve de perto auxiliando o desenvolvimento da pastoral e de seus agentes.

Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano, acompanhou durante todo o dia a comemoração pelos 20 anos da Pascom. Em sua mensagem manifestou alegria e gratidão pelo momento vivenciado e afirmou que "quem está comunicando passa muito mais que uma palavra, passa uma história, valores, e conquistas". Ao final do encontro Dom Jaime presidiu a missa de encerramento, que foi concelebrada por Dom Edilson, Dom Heitor, e diversos presbíteros presentes.

Por: Francinaldo Almeida, Pastoral da Comunicação - Paróquia de Candelária.